Lembranças


De vez em quando eu me dou conta de como o tempo passou. Os tempos de ensino fundamental II, de ensino médio, se tornaram passado há um bom tempo. Aquela adolescente, menininha, de 14 anos, não existe mais. Quando eu paro pra pensar, eu vejo o quanto mudei. É bom, muito bom, rir da menininha de 14 anos que fui um dia. Eu era imatura e me achava madura. Ia de salto alto bater perna no shopping. Todo domingo eu estava lá, tentando parecer bonita pros garotos, me achando uma adolescente muito madura para garotas da minha idade. Pura ilusão. Até existiam uma ou outra garota mais ou menos madura que eu, mas é muito complicado ter uma cabeça de 20 anos quando se tem apenas 14. Eu confundia maturidade com irresponsabilidade. Tomei meu primeiro porre aos 14, beijei o primeiro cara aos 14, menti pro meu pai dizendo que estava em um canto e estava em outro, colei em prova na maior cara de pau, saí para lugares onde as pessoas fumavam, bebiam e beijavam pessoas do mesmo sexo, dormi fora de casa sem avisar... E a lista é enorme. É fácil pra quem ler isso, julgar o quão imatura eu era. Maturidade não se define só porque você beijou alguém, transou ou bebeu. Maturidade é agir corretamente, como uma pessoa da sua idade. Eu, que sempre tive minha mãe como melhor amiga, agi imaturamente. Imagine quem não tem uma mãe como melhor amiga. Ser adolescente é ser imaturo. É errar. Afinal, adolescente está em processo de formação de caráter. Ainda bem que eu tive um pai com pulso firme e uma mãe com quem desabafar, porque senão, talvez eu tivesse me perdido na vida. Mas não me arrependo de nada. Faria tudo de novo. Não só pelos erros terem me feito o que sou hoje, mas pela diversão de poder rir e tirar sarro de mim mesma por todas as burradas que eu fiz. 

Eu gosto de me encontrar com as amigas do tempo do colégio. É nostálgico. É garantia de boas risadas. Sabe aquela sua melhor amiga, que não desgrudava de você no ensino médio? Quando a faculdade chega e cada um segue o seu rumo, o grude desaparece. A gente deixa de ter todo o tempo do mundo para as melhores amigas do tempo de colégio. É assim comigo e com as minhas amigas e deve ser assim com muita gente. Pra marcar de se encontrar, de almoçar, de jantar, de sair pra beber, é uma luta! Umas não podem, outras têm outros compromissos, uma tem prova no dia seguinte, a outra trabalha até mais tarde... É uma complicação. É tão complicado, que é mais fácil sair só com uma ou duas e em outro dia, saí com as outras. E sempre que eu saio com uma, duas, três ou mais... É uma felicidade. Eu caio na real do quanto estamos diferentes e velhas. Quase todas trabalham, fazem faculdade, intercâmbio, namoram, vão casar... Todas têm outras melhores amigas, outros círculos de amizade, mas as lembranças da época da escola, faz com que nossa amizade permaneça, de um jeito diferente, de um jeito nostálgico, de um jeito único. Daqui 20, 30, 40 anos, nós vamos estar reunidas num restaurante, rindo das mesmas histórias de quando éramos jovens e falando dos nossos filhos e netos, lembrando do que nos manteve unidas todo esse tempo; o amor pelas nossas lembranças, o amor pela nossa amizade.

Valentina F.

3 comentários:

  1. Ah quase chorei aqui t.t
    Sua história parece a minha ç_____ç
    tirando a parte de beber, porque nunca tomei um porre. Motivo? Vi por muito tempo meu irmão mais velho fazendo isso e não achava bonito. Na real era super irritante, ele ficava outra pessoa e eu não gostava, então não queria isso pra mim.
    Digamos que nuca fiz nenhum besteira...besteeeeira. Já aprontei sim, jámenti tbm.. quase morri quando beijei um cara bem masi velho que eu da minha rua aos 13 anos, achei que ele gostava de mim, tipo ele tinha 20. um cara de 20 gostar de uma pirralha de 13 anos? UAHSUAHSUA tipo é incrivel como nossa mente adolescente não encherga umas coisas que estão TOTALMENTE na cara. Mas como tva falando, eu nunca dormi fora de casa sem avisar, ou enchi a cara, ou fui para boates...
    meus "aprontar" era fugir para o cinema com minhas amigas sem meu pai saber, mentir quando tava indo pra um lugar e ir para casa da minha amiga... e acho que o "pior" de tudo era namorar um garoto escondido aos 14 anos... pq meu pai não deixava eu namorar antes dos 16 KKKKKK
    como posso dizer, minha criação talvez pela minha religião, eu nunca gostei de boates e festas. e Até hoje quando eu que decido minhas coisas e não tenho mais que ter medo do meu pai, eu ainda não curto boates e festas cheias de bebida. Sou caseira, gosto de um bom filme, praia e livros. Morro pelo cheiro de livros novos quando passo na portinha da livraria, ficaria lá o dia todo e trocaria qualquer boate que fosse. Acho que faz parte de quem eu sou agora sabe? Cmo vc disse faz parte do nosso crescimento, da nossa formação....
    Meu pai com o passar do tempo se tornou meu melhor amigo, e hoje vive tentando arranjar namorados para mim, o que eu acho uma boa irônia do destino KKKKKKKKKKKK tenho mais amizade com meu pai do que minha mãe, o que é ao contrario de muita gente. TUDO eu conto pra ele, coisa que antes eu não fazia por medo de levar uma boa cintada KKKK
    meu irmão, minha mãe, minha familia são tudo pra mim.
    E sobre os amigos de colégio, tbm tenho essas nostalgias, e toda essa parte que vc escreveu é IDENTICA comigo
    Queria taaanto entrar na faculdade mas depois que entrei, sinto tanta falta do ensino médio. Tudo era super simples lá, a gente fazia o que queria, e não tinha que se preocupar com as responsabilidades. Talvez no máximo conseguir passar em química básica kkkkkkkkk
    mas era uma maravilha, fiz muitos amigos.
    Mantenho contato com 3 hoje, e principalmente uma. Que é minha amiga desde o jardim de infância, sempre estudamos juntas, ficamos super amigas na 8ª série e somos até hoje. Mas claro que não é como antes, que ela pegava onibus comigo pra ir pra escola, estudaar juntas, voltar pra casa juntas... isso não existe mais.
    Ontem liguei pra ela, fazia umas 2 semanas que eu não falava com ela.
    Porque? Porque ela ta estudando na federal, e como eles tiveram greve ela vai ter provas até dia 21... eu agora trabalho, e estudo em outra faculdade. da facul to de férias, mas é assim todos os dias chego cansada e não tem como sair pra algum lugar.
    Minha amiga tem muitos novos amigos agora, com que ela sai todos os finais de semana , também pelo motivo deles frequentarem a mesma igreja, diferente da minha, Eles criaram um laço e agora estão juntos desde o começo do ano. Tenho ciumes as vezes... não que minha amiga não de atenção pra mim, as vezes saimos juntas quando dá... sempre tentamos marcar algo, e eu sei que sou a melhor amiga dela e ela a minha.

    ResponderExcluir
  2. (CONTINUA

    Mas ela convive mto mais com os outros, assim como eu tenho outros amigos agora tbm. Ninguém pode impedir de sua melhor amiga, fazer outras amizades certo?
    Só que as vezes pensar niso doi, e só faz eu querer voltar ao ensino médio onde eramos uma cola, um grude e não havia ninguém mais.
    Boas lembranças, mas sei que eu ela seremos amigas sempre... porque simplesmente não tem como isso acabar. Só não é o mesmo de antes, mas nossa amizade ta ali, dentro de cada uma de nós....
    Poxa desabafei aqui.. mas adoro nostalgias KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
    vou colocar uma musica bem da fossa pra limpar a casa agora, e chorar num canto KKKKKKKKKKKKK /mentira.
    adorei seu post *-* Foi bom relembrar tudo isso, e ver como tudo mudou e como eu cresci. Aproposito, meu irmão cresceu tbm, ele parou de ser cachaceiro , ainda bebe mais moderadamente. Ele se casou, mudou de cidade, se forma daqui a um ano, comprou sua casa recentemente...
    tenho orgulho dele, e agora quero ter o mesmo sucesso que ele tem. Sinto falta dele.... AH CARA VOU CHORAR .
    deixa eu limpar a casa que faço mais u_u beijo unni

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que você não beba, nem goste de boates, bares e festas... todo adolescente é bem parecido. Muda um pouco, pela criação, por causa de religião.. mas no fundo, nós somos todos parecidos na adolescência. Os hormônios a flor da pele, a vontade de se jogar na vida... essas coisas. Eu bebi poucas vezes na adolescência, acho que posso contar nos dedos das mãos as vezes que eu bebi. E ficar realmente bêbada na adolescência.. ai sim que foi uma raridade. Mas aconteceu e por conta disso, eu sei até onde eu posso beber. Nunca passei mal, nunca vomitei, nem nada do tipo. No fundo, eu era uma adolescente feliz com todas as crises kkk O que me ajuda a ser controlada com relação a bebida, é que meus pais nunca foram de beber, ou seja.. o exemplo que eu tenho em casa é de não ingerir álcool.
      Atualmente, eu bebo, mas não com tanta frequencia. Tipo, eu bebo quando to com os meus amigos, porque é divertido. E nem é sempre.. como eu dirijo e a gente sai muito no meu carro, eu não bebo, porque eu sempre sou a motorista, sabe? tem que ter responsabilidade.
      Mas só quem já passou dos 18, do ensino médio, sabe o quanto a gente muda quando entra na faculdade. A maturidade um dia bate à nossa porta, né? Hoje em dia eu tenho muito mais amigas do que na época de escola... as amigas da escola que sempre que dá a gente se reune, são 6, 7 contando comigo. E cada uma tem outros circulos de amizade, outras melhores amigas... Mas a gente nunca perde a confiança umas nas outras, nunca perde aquele sentimento de "elas são minhas melhores amigas, apesar da 'distancia'."
      E NUM CHORE NÃO KK

      Excluir