Answer me 1997 (Reply 1997)


Antes de começar a assistir, eu imaginava, pelo título, que o dorama ia me passar muito sentimento de nostalgia. Eu tinha 5/6 anos em 1997, eu lembro de muita coisa dos anos 90! Minha memória do passado é excelente. Eu lembro de quando a internet era discada, de como era a aparência dos computadores, dos telefones, dos celulares que, quando eu era nova, quase ninguém tinha. Eu lembro muito bem da época dos bips. E se na Coréia o "bum" das bandas de kpop deu-se nos anos 90, devo dizer que o "bum" das boy bands e das girl bands também ocorreu nos anos 90. Spice Girls, Backstreet boys, N'sync e por ai vai. Aqui no Brasil, a febre era Mamonas Assasinas, É o tchan!, dentre outras. Eu estava certa ao pensar que ia me sentir nostálgica. Mas Answer me 1997 me passou muitas outras sensações. Abordava um tema diferente, fugiu um pouco dos clichês e não tinha como não se identificar com as histórias e os personagens que as envolviam. 

Basicamente, a história conta a vida de 6 amigos desde 1997 até 2012, onde a Shi Won é a principal, fã do grupo H.O.T., mas quando eu digo fã, é do tipo fanática, que faz loucuras pelos seus idolos, que tem posters espalhados no quarto todo, que se diz noiva de um dos integrantes da banda, o Tony, que fica furiosa se alguém fala mal da sua banda favorita. 
Em 2012, os velhos amigos se reúnem num restaurante com toda turma de 1997 e relembram os velhos tempos.

Eu não quero revelar nada do enredo. Como sempre, só quero deixar minha impressão sobre os personagens e os sentimentos que a história me passou.

Não tem como alguém não se identificar com a Shi Won. Quem nunca foi fanática por alguma banda, cantor, cantora, ator ou atriz? Eu lembrei do início da minha adolescência, quando eu era louca por Felipe Dylon, Jesse McCartney, Backstreet boys (que fez sucesso quando eu era criança, depois passaram um tempo afastados e voltaram com o album 'never gone' no inicio da minha adolescência e eu era fã deles desde a infância), Michael Jackson, Aaron Carter, The Calling... Sem contar as Spice Girls, Mamonas e É o tchan, que eu era fã na infância. Mas na adolescência é que eu tive aquela fase de ter posters espalhados por todo o quarto, a fase onde eu chorei, implorei e fiz escândalo pra conseguir ir ao show dos Backstreet boys (e consegui! Foi um dos dias mais felizes da minha vida, eu correndo atrás da van onde eles saíram.). E cheguei a fazer praticamente o mesmo pelo Felipe Dylon. Eu dizia que ia casar com o Alex Band (Vocalista do The Callings, banda que não existe mais). Sério... Eu era uma Shi Won da vida, pensando bem. Ela até tinha um pai que não entendia o amor que ela sentia pelos H.O.T., assim como os meus pais não entendiam direito e xingavam meus amores. Mas eu amava os pais da Shi Won, eles eram tão reais, eles brigavam e se amavam. Eles me passavam o sentimento de família de verdade, com todas as brigas, dificuldades e amor.


Yoon Jae era o melhor amigo da Shi Won. Cresceram juntos e era lindo ver o quanto esses dois brigavam, o quanto era natural a relação dos dois. Nem todo mundo tem um amigo de infância assim, nem todo mundo tem um amigo homem assim... Mas eu tenho e me identifiquei. Cresci sendo melhor amiga do meu primo, mas a gente se afastou na adolescência. E agora, tenho outro melhor amigo, que conheci há um tempo... E a gente briga que nem a Shi Won e o Yoon Jae. Outra semelhança, é que todo mundo diz que ele é apaixonado por mim, mas eu não sou por ele. Mas ele, mesmo brigando e implicando comigo, me trata bem, assim como o Yoon Jae trata a Shi Won. Ele se preocupa e ele vem correndo se eu tiver em apuros. Eu já conhecia o ator que interpretou o Yoon Jae de Love Rain e ele já gostava dele, ele é um ator bem carismático. Sem contar que ele é um bom ator, pois os dois papeis que eu vi dele, eram bem diferentes.

O irmão do Yoon Jae, Tae Woong, às vezes eu gostava dele, às vezes não. Mas que ele era lindo, isso é inegável. Sendo que ele era muito perfeitinho, eu não costumo gostar de personagens perfeitos. Só não digo que não gostei dele por completo, porque ele era um personagem admirável por ter criado o Yoon Jae, por ter deixado os próprios sonhos em stand by pelo irmão e enfim, por achar que a relação dos irmãos era muito bonita. A relação dele com a Shi Won também era bonita, ele tratava ela bem, confiava nela e era sempre muito bom pra ela. Por esses motivos, eu não consegui detestá-lo, por esses motivos, eu não conseguia não gostar dele. 

Hak Chan, como foi dito no inicio, era o carismático. E era mesmo. Aquela carinha de bebê, de cachorro sem dono... Não importava se ele era viciado em pornôs, ele ainda era um fofo. Eu amava esse personagem, não teve nenhum personagem desse dorama que eu não tenha gostado. Mas o Hak Chan, às vezes eu queria pegá-lo para criar, sabe? O romance dele com a Yoo Jung, era tão... Real também. Ele não tinha muito jeito com as mulheres, era super tímido, mas ele era tão natural com a Yoo Jung depois de um tempo. Eles brigavam, ele vacilava, ela se magoava, mas eles se acertavam. Era uma relação com altos e baixos, como qualquer outra... A gente até vê romances com altos e baixos em doramas, mas só assistindo pra entender o quão próximo da realidade eram os altos e baixos das relações em Answer me 1997. Era tudo tão simples, era tudo tão cotidiano mesmo... Talvez esse tenha sido o segredo pro sucesso do dorama.

Yoo Jung era a melhor amiga da Shi Won, que no inicio gostava de H.O.T. e depois virou fã dos "inimigos" de H.O.T., os Sechs Kies. Elas até chegam a brigar por isso, mas depois fica tudo bem. Pra mim, a Yoo Jung era ao mesmo tempo indecisa e ao mesmo tempo, ela sabia o que queria. Já que eu nunca a vi em duvida se queria ou não o Hak Chan. 


Outro que eu morri de amar foi o Joon Hee. Lindo, fofo, muito na dele, muito amigo... Lindo a amizade dele com a Shi Won e mais lindo ainda era a amizade dee com o Yoon Jae. É um personagem que carrega um segredo consigo e que, na verdade, eu me toquei logo que segredo era esse. Mesmo assim, é um segredo que se descobre logo no dorama. 

E para finalizar, temos o falante Sung Jae. Ele era engraçado e ele era um bom garoto. Ele que reunia os meninos para irem atrás e "pegar" mulher, ele sempre vinha com apostas engraçadas, ele era o que rendia boas risadas. Estava sempre com o seu tomagotchi. Uma das cenas que eu mais amei e mais ri, foi a que eles se reuniram na casa da Shi Won para assistir o jogo Coréia versus Japão e o pai da Shi Won disse que se ele não falasse nada durante o jogo, ia dar não lembro o que pra ele. Além de ser uma cena engraçada, quando ele pode voltar a falar... O episódio do jogo, me lembrou MUITO os jogos do Brasil na copa do mundo. O sentimento que eles tavam sentindo, eu podia sentir também, pois era um sentimento bem conhecido meu... Sentimento que eu só sinto, em jogos de copa do Mundo. Quase choro nesse episódio, por causa disso. 

No mais, o dorama cria uns mistérios, que a gente só descobre com toda certeza, no final. É uma história gostosa de assistir, principalmente pra quem viveu os anos 90. E até quem não viveu, não tem como não se identificar com uma adolescente fanática. Não tem como não se identificar com os amigos da protagonista. A história te prende do começo ao fim, porque você entende, você sente, você já viveu ou está vivendo tudo aquilo. É uma história do cotidiano, é muito real, não tem nada intensificado, é tudo muito simples, por isso te toca mesmo que você não queira. As bandas citadas no drama realmente existiram e os fãs na época, realmente faziam coisas loucas por elas. A rivalidade realmente existia. E uma curiosidade, é que o cara que interpreta o Hak Chan era integrante da banda Sechs Kies no passado. 

E como o dorama me fez reviver o passado, eu vou deixar aqui umas músicas de bandas/cantores que eu gostava nos anos 90 e na época de adolescência. 

Backstreet Boys - I Want It That Way

Spice Girls - Wannabe

N'Sync - Bye Bye Bye

Nenhum comentário:

Postar um comentário