Crítica de pai


Quando meu pai vem me criticar e eu debato dizendo "pai, tem tanta filha pior do que eu por ai, drogada, fazendo a putaria...". E ele sempre me vem com "eu não quero saber das outras garotas, quero saber de você, não existe comparação". Eu lembro quando eu costumava escutar essas palavras dele e não me conformava e continuava pensando que ele devia dar mais valor a filha que tem. Eu continuo me comparando a outras meninas por aí e ele continua me respondendo da mesma forma, a diferença é que agora, mesmo eu insistindo e repetindo sempre a mesma ladainha, eu compreendo o que ele quer dizer com "minha filha é você e é isso que me interessa". O tempo passa e a gente compreende muita coisa que não fazia muito sentido na adolescência. Eu sei que eu não era a unica, nem fui a unica a me revoltar pelas repreensões do meu pai e usar outras garotas piores do que eu como comparação, pra ver se ele me dava valor. A questão é que, ele tem razão. Eu percebi, depois de adulta, que ele sempre quis o melhor pra mim. Aprendi que papel de pai é não aceitar os filhos como eles são. Não sou muito estudiosa, minhas notas não são muito boas e eu sou muito preguiçosa. Passava muito tempo no computador e quase não estudava. E ainda tinha a ousadia de achar que meu pai devia me valorizar por não estar saindo todo fim de semana, bebendo, ficando com uns e outros, me drogando, mentindo, etc etc. Eu sei que muita gente pensa assim "eu tô em casa, não faço nada de errado e só recebo críticas dos meus pais". Pois pra quem pensa assim, eu digo: SORTE A SUA! Sorte a sua ter um pai e uma mãe que prestam atenção em você o suficiente pra te criticar por passar horas no computador. Nem todo mundo tem essa sorte. Tem pai e mãe que deixam os filhos fazerem o que quiserem. E provavelmente muito desses filhos, que estão fazendo a putaria mundo a fora, que talvez você até inveje pela suposta liberdade que eles possuem... Esses filhos, têm inveja de você, por ter pais que brigam, que criticam, que proíbem.

Hoje em dia eu sei que meu pai, mesmo não sabendo demonstrar, sabe que eu sou uma boa filha e que ele tem sorte. "Estude, porque eu não vou viver pra sempre", "Já arranjou um estágio? Vá atrás", "Esse dinheiro que eu te dou todo mês é só pro básico, se quiser luxúria vá trabalhar". Essas são apenas algumas das frases que eu mais escuto meu pai dizer. Não é errado um pai querer que sua filha se dê bem na vida, né? Tem pai que dá tudo aos filhos, que não sabe dizer não... Bom, eu prefiro o meu, que vive dizendo "não". E, devo acrescentar, que talvez diferente de muitos pais por ai, o meu tem condições de me mimar, de dar tudo que eu quero. Mas ele faz isso? Não. Ele não faz, porque ele quer que eu saiba viver sem ele. Mas ele me dá tudo que eu realmente preciso. Alimento, paga meus estudos, carro, dinheiro da gasolina (e sim, pode parecer um pouco que ele tá me mimando, mas não. Cada um com a sua condição financeira, eu não preciso viver como alguém de classe baixa, uma vez que meu pai tem condições) e acabou. Roupas? Dinheiro pras minhas saídas? Sapatos novos? Celular de ultima geração? Computador bom? Risos eternos. Meu celular é pior do que o de todas as minhas amigas e amigos. Roupa eu só costumo comprar uma vez no ano, quando tá tudo de promoção. Sapatos... Eu tenho poucos. Os dois computadores que eu tenho, eu comprei com o meu dinheiro, ele não me deu um centavo. E as minhas saídas, só Deus sabe como eu faço pra lanchar na faculdade todo dia e ainda fazer sobrar dinheiro pro fim de semana, pois teoricamente, minha mesada só daria pra lanchar na faculdade.

Eu espero que tenha dado pra entender meu recado. Filhos costumam ser ingratos, principalmente na adolescência. Não se compare aos outros. Você provavelmente é melhor do que muitos por aí, mas seu pai e sua mãe sabem que você pode ser ainda melhor. Eles não têm nenhum interesse em saber que a filha de sicrano se droga e você está apenas em casa, em frente ao computador, bebendo coca-cola. Eles não querem saber se têm sorte. Não é sorte que eles têm. Seus pais apenas te criaram bem o suficiente e você captou bem os ensinamentos deles pra saber o que é certo e errado nessa vida. Pra saber dizer não às drogas e à tudo que é de ruim.

Um comentário:

  1. Ta! Concordo com você que eles queiram o nosso melhor.
    Mas e quando a crítica vem de coisas que eles inventam? Como devemos agir ?
    Ou críticas de algo que poxa? Ensina, não vem já derrubando não.
    Exemplo (da primeira coisa que falei )
    Sou casada, moro no fundo da casa do meu pai , eu meu marido e meu filho.
    Meu marido é um ótimo companheiro e ótimo pai.
    Faz TODAS as obrigações da casa , e temos um acordo de qe ele pra descansar, precisa si jogar vídeo game. Certo?
    Por mim, tudo certo, não ligo e até agradeço.
    Mas aí meu pai super crítica eu ter " escolhido" ele como marido, qe só sabe ficar jogando.
    Aí começa inventar um monte de coisa na cabeça e finaliza dizendo ; " você não foi esperta, você é boba,boba!!! Boba pra não falar outra coisa "

    Já a segunda questão .
    De vez em sempre eu almoço na casa dele (ele sempre me chama) , e você versa , daí , obviamente ele faz comida melhor qe eu , eu tenho 23anos, ele 53 , óbvio ele saber tudo e bem melhor. Daí vem comer minha comida , e fica criticando.
    Consegue entender? Nada tá bom pra ele.
    Pra ser mais clara, si a janela estiver aberta, ele manda eu fechar, mas si tiver fechada, manda eu abrir.
    Si não tiver salada, ele fala qe estamos engordando, mas si tiver salada, vai criticar o fato daquele elemento da salada fazer mau na janta .
    Consegue me entender? Absolutamente nada tá bom pra ele.
    Tudo é reclamação . Não tem elogio . Tudo é crítica e falar o qe nem sabe . Desgastante, e sabe o qe é pior ? Que eu não falo nada ! só ouço, e me dar raiva . Pq ele acaba colocando coisas na minha cabeça .
    Em fim . Não é fácil!

    ResponderExcluir